Executar uma tarefa sem correr grandes riscos e com a devida proteção é o cenário ideal para o setor de segurança do trabalho de qualquer empresa. Para isso, saber avaliar e mensurar os reais perigos que cada atividade oferece é essencial para a garantia dessa segurança.
A proteção aos olhos também se inclui nesse contexto. Nele, podemos destacar as atividades que são potencialmente perigosas e os seus respectivos óculos de segurança.
Há vários modelos e tipos de óculos de proteção, isso porque cada atividade industrial requer maneiras específicas de proteger quem trabalha nela, com diferentes demandas e necessidades. Dessa forma, listamos abaixo os principais óculos de proteção e os setores mais adequados para utilizá-los. Confira!
Óculos de proteção para radiação infravermelha e ultravioleta
Esses óculos de segurança possuem as lentes escurecidas e protegem os olhos da exposição à luz excessiva. A principal preocupação nesse caso é garantir que o profissional não sofra com a radiação infravermelha e ultravioleta, emitidas em sua grande maioria por máquinas de solda, maçaricos e metal fundido.
A exposição intensa a esse tipo de radiação pode levar o trabalhador a ter irritação nos olhos, perda progressiva da visão e até mesmo a cegueira.
Setores mais utilizados
- siderurgia;
- metalurgia;
- automobilístico.
Óculos de proteção para risco biológico
Geralmente, são produzidos em policarbonato e têm lentes mais finas, protegendo o profissional da área da saúde contra o contato direto com resíduos do paciente. Utilizados na maioria das vezes por médicos, enfermeiros e dentistas, eles garantem proteção aos olhos durante procedimentos medicinais em que há chances de haver respingos de sangue e possível evacuação de fluidos corporais.
Setores mais utilizados
- hospitalar;
- consultórios odontológicos;
- indústria farmacêutica.
Óculos de proteção para risco químico
Utilizados por profissionais que manuseiam materiais corrosivos e potencialmente perigosos ao menor contato, são óculos de segurança caracterizados por possuírem lentes antiembaçantes e fazerem a completa vedação da região facial (respirador embutido), impedindo qualquer passagem de ar e isolando os olhos.
Há produtos químicos (cromo e ácido bórico em altas doses, por exemplo) que irritam e ressecam o globo ocular, sendo fundamental o uso desse equipamento de proteção no manuseio de agentes químicos desse tipo.
Setores mais utilizados
- indústria química em geral;
- cromagem;
- indústria farmacêutica;
- laboratórios de pesquisa.
Óculos de proteção contra impactos
Nesse aspecto, as lentes não necessitam ser especiais, bastam ser resistentes a ponto de suportarem pequenos impactos. Podem ser transparentes (ambiente coberto), escuras (ambiente aberto e com incidência solar) ou possuírem proteção lateral para situações em que há lançamento de partículas em várias direções.
Simples e práticos, protegem o trabalhador contra cimento, poeiras, resíduos metálicos e do impacto de partículas lançadas.
Setores mais utilizados
- construção civil;
- automobilístico;
- marcenaria;
- indústria alimentícia.
Assim sendo, é de responsabilidade do setor de segurança do trabalho identificar os ambientes que possam representar riscos ao trabalhador e saber qual a melhor opção entre os tipos de óculos de proteção. Evitando, dessa maneira, acidentes de trabalho e garantindo a segurança dos profissionais durante a realização do serviço.
Conteúdos similares a este são importantes pois ajudam a propagar conhecimento e favorecem a conscientização da equipe de trabalho.